quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

CLÁUDIA REGINA: A 52ª PREFEITA DE MOSSORÓ




A advogada a assistente social, Cláudia Regina Freire de Azevedo foi a 52ª prefeita de Mossoró-RN. Foi eleita prefeita com Eleita com 68.604 votos (50,9%) pelo Partido Democratas (DEM) na coligação Força do Povo (PMDB / PSL / PTN / PSC / PR / DEM / PMN / PV / PSDB). 

A última vez que um não-Rosado ocupou a cadeira de prefeito – como titular – foi entre o final dos anos 70 e início dos anos 80. Era o empresário Alcides Fernandes, o “Alcides Belo”. A aracatiense e advogada, Cláudia Regina (DEM), teve a primazia de comandar o município mossoroense. Governou o município de 01 de janeiro de 2013 a 05 de dezembro de 2013. Atualmente exerce o cargo de Assessora Jurídica da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN. 

Cláudia Regina Freire de Azevedo é natural de Aracati-CE, mas adotou Mossoró como a cidade do seu coração. Nasceu no dia 28 de agosto de 1964, filha de José Maria Freire de Andrade e de Zaira Costa Freire. É mãe de Victor Wagner Freire de Azevedo e Paulo Rafael Freire de Azevedo. Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e em Serviço Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-graduada em “Qualidade nas Políticas Públicas” pela Universidade Federal do Ceará (UFC. Começou a atuação no serviço público em 1985, no Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS), do Governo do Estado, como coordenadora do “Projeto Abolição”. 

No período de 1987 a 1990 foi assessora jurídica da Secretaria Estadual de Saúde Pública. No ano de 1991 voltou para ao Meios, onde assumiu a coordenação geral do órgão em Mossoró. Atuou no Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no período de 1992 a 1995, como auxiliar da área de Educação Infantil e posteriormente como auxiliar para a área de adolescentes.

Na área acadêmica, foi assessora técnica da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROAEX) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Em 1997 passou a se dedicar ao serviço público municipal de Mossoró. Primeiro como secretária-chefe do Gabinete Civil da Prefeitura, durante a segunda administração da então prefeita Rosalba Ciarlini. De 2001 a 2004, no terceiro mandato de Rosalba Ciarlini, foi a gerente-executiva do Desenvolvimento Social. Em 3 de outubro de 2004 foi eleita vice-prefeita do município de Mossoró na chapa encabeçada na chapa encabeçada pela enfermeira Maria de Fátima Rosado Nogueira. (Fafá Rosado). Mandato de 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008.

Exerceu o mandado de vereadora na Câmara Municipal de Mossoró. Foi a quarta mulher a comandar os destinos da terra de Santa Luzia. No último pleito apoiou seu ex-chefe de gabinete quando ela era vereadora e ex-secretário de Relações Interinstitucionais na sua gestão, Petras Vinícius de Sousa (DEM) que foi eleito com 1.585 votos (1,18%). 

Claudia Regina é uma grande figura pública. Mulher de fibra, coragem, determinação, carismática e com forte apelo popular. São suas qualidades a lealdade, o olhar pelo social, ética, probidade e a gratidão. Tem competência e experiência para assumir qualquer função pública no Rio Grande do Norte. 

ABDIAS DUQUE DE ABRANTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O LXXIII BLOG DO STPM JOSÉ MARIA DAS CHAGAS - MOSSORÓ-RN